sexta-feira, 23 de maio de 2014

História da Grécia Antiga





    A civilização grega formou-se após a migração de tribos nômades de origem indo-europeia. Surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 AC. 



    Dos povos da antiguidade, os gregos foram os que apresentaram uma cultura mais livre. Tendo influências do Egito e Oriente Próximo,os gregos sempre admiraram a produção artística desses povos. Mas mesmo com base ma cultura desses povos ao longo do tempo os gregos criaram uma arquitetura, escultura e pintura própria, movidas pela religião, que era bem diferente da religião dos egípcios.

    Os gregos acreditavam que o ser humano ocupava um lugar especial no Universo, não se submetiam a imposições de reis ou sacerdotes. Para eles, o conhecimento, expressado pela razão, estava acima da crença em qualquer divindade.



    Do ponto de vista econômico: a economia dos gregos baseava-se no cultivo de oliveiras, trigo e vinhedos. O artesanato grego, com destaque para a cerâmica, teve grande a aceitação no Mar Mediterrâneo. Com o comércio marítimo os gregos alcançaram grande desenvolvimento, chegando até mesmo a cunhar moedas de metal. Os escravos, devedores ou prisioneiros de guerras foram utilizados como mão-de-obra na Grécia. Cada cidade-estado tinha sua própria forma político-administrativa, organização social e deuses protetores. 
    Na questão artística, são relevantes os seguintes períodos históricos da Grécia antiga: 

    Período arcaico: da formação das cidades-Estados, em meados do século VII a.C., até a época das Guerras Greco-Pérsicas, no século V a.C.

    Período clássico:das Guerras Greco-Pérsicas até o fim da Guerra do Peloponeso (século IV a.C.).

      Período helenístico:do século IV a.C. até o século II a.C.



Cultura: 

    Na Grécia Antiga, em Olímpia, que surgiu os jogos olímpicos em homenagem aos deuses. Os gregos também desenvolveram uma rica mitologia e filosofia.

    O teatro também é um fato que se destaca na Grécia Antiga.



Religião: 


    Na parte da religião, os gregos eram politeístas, com uma forte marca humanista. Os deuses possuíam tanto características humanas como de deuses. Além dos deuses existiam heróis gregos, semideuses, que eram filhos de deuses com humanos mortais.

    Os gregos também costumavam consultar o oráculo de Delfos, local sagrado para eles, onde se orientavam sobre questões importantes do cotidiano e desvendavam fatos do futuro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário