Deuses, culturas, mitos, heróis, religião, filosofia, artes e curiosidades. (Blogger em organização)
segunda-feira, 31 de março de 2014
Arquitetura Grega
A arquitetura grega costuma ser dividida em três estilos:
Oráculo de Delfos, situada em Delfos, que foi dedicado principalmente a Apolo. Hoje não existe mais a cidade chamada Delfos. Mas, o Oráculo de Delfos influenciou significativamente a colonização grega das costas do sul da Itália e Sicília.
Templo de Zeus Olímpico, situado em Atena, é a ruína monumental de um antigo templo dedicado a Zeus em sua qualidade de rei dos deuses do Olimpo.
Dórico: Possui poucos detalhes, sendo o estilo grego mais rústico que os outros, é simples pois teve influência de uma época em que os templos ainda eram de madeira.
Jônico: Reuni uma diversidade maior que o estilo dórico, onde suas colunas apresentavam formas circulares e transmitem leveza, por conta dos desenhos representados.
Coríntio: Foi um estilo pouco utilizado pelos arquitetos gregos, e suas característica mais marcante é o excesso de detalhes, geralmente decorados com formatos de folhas.
Alguns exemplos de arquitetura grega:
Acrópole de Atenas, que foi construído no ponto mais alto da cidade, entre os anos de 447 a 438 A.C. E além das funções religiosas, o templo era utilizado como ponto de observação militar.
Oráculo de Delfos, situada em Delfos, que foi dedicado principalmente a Apolo. Hoje não existe mais a cidade chamada Delfos. Mas, o Oráculo de Delfos influenciou significativamente a colonização grega das costas do sul da Itália e Sicília.
Templo de Zeus Olímpico, situado em Atena, é a ruína monumental de um antigo templo dedicado a Zeus em sua qualidade de rei dos deuses do Olimpo.
terça-feira, 25 de março de 2014
Teatro grego
O teatro foi um dos aspectos mais significantes da cultura grega. Além disso, os gregos tiveram grande influencia em no teatro de outras culturas, interferindo até hoje, e diversas peças com relação a Grécia Antiga ainda são interpretadas.
O teatro grego teve sua origem ligada a Dionísio, deus da festa e do vinho, onde nas celebrações à tal deus, que durava em torno de seis dias, as pessoas usavam fantasias e máscaras, e honravam Dionísio com cantos líricos, o que evoluiu após um tempo, para apresentações teatrais.
Com o passar do tempo, as procissões dionísicas foram evoluindo de tal forma que surgiram os diretores de coro e as apresentações eram assistidas por cidades com até vinte e mil pessoas. Nas apresentações, as pessoas continuaram usando máscaras,com dois objetivos principais, para expressar os sentimentos dos atores e para ampliar a voz do ator(por causa do método de produção da máscara que tinha formato concavo e por isso propagava a voz).
No teatro os atores eram todos homens, e estes interpretavam vários papéis durante o mesmo espetáculo. Na tragédia existia três atores e na comédia quatro. Os vestimento, na tragédia, usada pelos atores eram uma túnica até aos pés, conhecida por quíton e coturno, já na comédia, se usava roupas próximas às utilizadas pelos cidadãos com sandálias, e as máscaras costumavam ser pesadas.
Cultura grega
A cultura grega é imensamente rica. Tendo, desde sempre, influenciado em diversas coisas no resto do mundo ocidental, por exemplo na arquitetura, no teatro, na filosofia, na ciência e na religião.
A admiração de outros povos pela arquitetura grega, se deu inicio quando os romanos dominaram a Grécia, e com admiração começaram a tentar imitar e se basear na arquitetura grega.
A implantação da cultura grega em outros povos começou IV antes de Cristo.
Se parar para perceber, os teatro, as casas e estatuas romanas são semelhantes as grega.
Na parte da escultura podemos levar em consideração a coloração e a tentativa de mostrar a perfeição do corpo humano.
Já na parte da arquitetura vemos a semelhança nas colunas escupidas em curvas, onde eram grandes e pesadas, chamando atenção por sua enorme beleza.
Assinar:
Postagens (Atom)