O teatro foi um dos aspectos mais significantes da cultura grega. Além disso, os gregos tiveram grande influencia em no teatro de outras culturas, interferindo até hoje, e diversas peças com relação a Grécia Antiga ainda são interpretadas.
O teatro grego teve sua origem ligada a Dionísio, deus da festa e do vinho, onde nas celebrações à tal deus, que durava em torno de seis dias, as pessoas usavam fantasias e máscaras, e honravam Dionísio com cantos líricos, o que evoluiu após um tempo, para apresentações teatrais.
Com o passar do tempo, as procissões dionísicas foram evoluindo de tal forma que surgiram os diretores de coro e as apresentações eram assistidas por cidades com até vinte e mil pessoas. Nas apresentações, as pessoas continuaram usando máscaras,com dois objetivos principais, para expressar os sentimentos dos atores e para ampliar a voz do ator(por causa do método de produção da máscara que tinha formato concavo e por isso propagava a voz).
No teatro os atores eram todos homens, e estes interpretavam vários papéis durante o mesmo espetáculo. Na tragédia existia três atores e na comédia quatro. Os vestimento, na tragédia, usada pelos atores eram uma túnica até aos pés, conhecida por quíton e coturno, já na comédia, se usava roupas próximas às utilizadas pelos cidadãos com sandálias, e as máscaras costumavam ser pesadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário